Tempo de Reverberação
O que é reverberação ?
Reverberação é um efeito gerado por ondas sonoras quando estas são refletidas de forma reiterativa. A reverberação é criada quando um som incide sobre uma ou mais superfícies refletivas, causando um grande número de reflexões, a serem somadas e reduzidas em amplitude conforme o som é absorvido pelas superfícies dos objetos no espaço - o que poderia incluir móveis, paredes, pessoas e o próprio ar. A reverberação pode ser mais facilmente detectada e medida quando a fonte sonora é silenciada, momento a partir do qual toda a energia sonora emitida pela fonte será absorvida. O intervalo de tempo necessário para que o som original deixe de ser notado, é chamado de tempo de reverberação.
As ondas sonoras geradas ao encontro de superfícies capazes de refleti-las, são consideradas reverberação dentro, por exemplo, de uma sala fechada, em condição de temperatura ambiente (25°C), a uma distância máxima de 17 metros entre o ponto gerador e a superfície refletiva. Acima dessa distância poderá ser percebida a presença do Eco.
O que é Tempo de Reverberação ?
Tempo de reverberação é o tempo que transcorre, a partir do momento da emissão da onda sonora pela fonte até ela perder 60dB de seu nível sonoro, o que corresponde a uma diminuição de ordem 10^6 W/m² de intensidade sonora.
É fácil perceber que o som de uma caixa acústica parece soar diferente se for mudada de um ambiente pequeno (como um quarto pequeno) para outro ambiente de dimensões muito maiores (como um auditório). O tempo de reverberação depende do volume do ambiente, da área total externa de todos os objetos que estão presentes nele, e também do coeficiente de absorção de cada um desses objetos.
A reflexão múltipla ocorre para todas as frequências e não apenas para uma, ou seja, a mesma onda reflete-se a primeira vez, a segunda, a terceira, a quarta, etc. Como nosso ouvido não percebe dois sons subsequentes produzidos em um tempo inferior de aproximadamente 1/20 segundo, então, se essas reflexões ocorrem nesse intervalo, percebemos apenas um som contínuo que vai perdendo intensidade (com o inverso do quadrado da distância percorrida à medida que se reflete mais vezes e é atenuado com o tempo (de reverberação). Se pelo menos uma das paredes, ou o teto, estiver a mais de 10 m do plano que se lhe opõe, e for emitida uma onda sonora em direção perpendicular a esse plano, será ouvido o eco, pois, assim, o tempo para o som percorrer a distância de ida e volta será de 1/20 s, considerando a velocidade da onda sonora no ar v=340 m/s.
O tempo de reverberação ocorre graças ao fato de que as ondas sonoras tem uma propagação lenta se comparada com a da luz. O som se propaga a aproximadamente 340 metros por segundo, e quando essas ondas são emitidas em ambiente aberto, ou seja, sem nenhum local para reflexão, o que se pode ouvir é apenas o som "cru", com tempo de reverberação de 0 s, porém, quando as mesmas ondas se deparam com superfícies refletoras, (o som em um ambiente aberto se propaga em todas direções) as ondas diretas chegam ao ouvinte, mas as outras ondas "reverberadas" chegam ao seu ouvido depois, já que foram refletidas por outras superfícies.
Quanto maior o tamanho do ambiente, maior o tempo de reverberação, pois existe mais área de superfície em que o som se refletirá.
Esse efeito é fácil de ser notado quando mudamos uma caixa acústica em um espaço pequeno, como um quarto, para um ambiente maior, como um auditório. Com certeza, o som será modificado, ficando mais ou menos intenso de acordo com a absorção do som.
Quanto à absorção, quanto maior a área de superfície que absorvem energia, menos intenso o som será a cada reflexão e, consequentemente, menor o tempo de reverberação.
É por isso que quem emite um som em um local muito fechado e com superfícies lisas tem como resultado uma reverberação alta. O som fica muito mais potente com a reverberação. Isso explica porque quando cantamos no box do banheiro, temos a impressão de que a nossa voz é mais bonita
Alguns valores típicos para o tempo de reverberação:
Tempo de Reverberação |
Conversação |
Música |
Menor que 1,0 Segundo |
BOM |
SALA SURDA |
Entre 1,0 e 1,5 Segundos |
BOM |
SATISFATÓRIO |
Entre 1,5 a 2,0 Seg. |
SATISFATÓRIO |
BOM |
Mais que 2,0 Segundos |
RUIM |
SATISFATÓRIO / RUIM |
Como a Espuma Acustica melhora o som ?
A espuma acustica Sonique é fabricada em material poroso com células abertas para absorver parte do som, a fim de enfraquece-lo. Sua absorção diminui a reverberação sonora nos ambientes, consequentemente diminuindo o nível de ruído interno.
Quando uma fonte sonora emite uma onda de som, essa mesma onda se espalha ao se deparar com alguma massa fisica. A espuma acustica absorve essa onda sonora refletiva.
Revestindo o teto ou partes das paredes, as placas de espuma acustica absorvem as ondas sonoras de reflexão, fazendo com que o ambiente não tenha ecos ou excessos de ondas. As espessuras das placas e a quantidade no local é que determinarão a porcentagem de atenuação de acordo com determinada frequência.
As tabelas e gráficos informando essas porcentagens de atenuação, você encontra na pagina de cada modelo da categoria.
Eco e Reverberação: Diferenças
O eco e a reverberação são dois efeitos sonoros causados pela reflexão do som. Podemos dizer que eco é o som refletido que é percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original.
A principal diferença entre a reverberação e o eco é a distância entre os obstáculos e o local de emissão do som. Para que se escute o eco, um obstáculo deve estar, no mínimo, a 17 metros de distância do emissor do som. É importante lembrar que objetos também são considerados obstáculos.
Quando o intervalo de tempo não é suficiente para distinguir o som refletido do original, temos o efeito de reverberação. Normalmente, podemos perceber o eco em locais onde há algum objeto muito grande e maciço, como uma parede, uma montanha ou uma caverna.
Qual a importância da reverberação em projetos de acústica?
Um bom projeto de acústica deve estar atento ao tempo de reverberação. Cada projeto de arquitetura tem um propósito acústico.
Em projetos de arquitetura escolar, por exemplo, recomenda-se uma reverberação de 0,6 segundos. Esse número é indicado pois garante maior inteligibilidade às palavras e aos ensinamentos dos professores.
Por tratar-se de um ambiente relacionado à saúde e ao bem-estar, a arquitetura hospitalar também possui regulamentos específicos em relação à reverberação, que deve ser baixa.
Em outros tipos de projeto, o reverberar do som também pode impactar diretamente a experiência das pessoas no ambiente.Por exemplo: em restaurantes, o barulho excessivo é prejudicial. Porém, se o silêncio prevalecer no local, os clientes podem ser sentir incomodado por achar que as pessoas estão ouvindo sua conversa.
Existe também um estudo feito em bares franceses que mostrou que músicas altas estimulam o aumento do consumo de drinks.
O reverberar do som também deve ser bem estudado em projetos de auditório. A reverberação desse local deve proporcionar um som suave, limpo e macio.
É por isso que espuma acustica e outros elementos são posicionados estrategicamente, para que o som não seja tão gritante, e sim intenso o suficiente para envolver o público.
Como controlar a reverberação em projetos de acústica?
A reverberação ideal de um ambiente vai depender do tamanho do espaço e da finalidade do local.
Caso o projeto tenha finalidade acústica, como no caso de teatros, auditórios, casas de shows, igrejas, entre outros, é necessário contar com o apoio de um engenheiro acústico. Ele é o responsável pelos cálculos de reverberação, que vão orientar o arquiteto durante as etapas do projeto.
Por exemplo, é a partir dessas informações que o profissional pode definir qual será o tamanho da plateia, a distância entre ela e o palco, o modelo das poltronas, entre outras características do projeto. Caso a reverberação no local seja muito alta, é necessário fazer um tratamento acústico.
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